PRIMEIRO DESAFIO SOLAR BRASIL EM SANTA CATARINA

Estado de Santa Catarina, em 2011, sedia pela primeira vez o Desafio Solar Brasil

O Desafio Solar Brasil, que ocorre desde 2009, está atualmente em sua terceira edição, tendo a segunda, de 2010, constado de 3 etapas, como ocorrerá também neste ano de 2011. Todas as edições e etapas anteriores foram realizadas, porém, no estado do Rio de Janeiro em diversos municípios litorâneos, como Paraty, Cabo Frio e Niterói. Já em 2011, Santa Catarina, único estado além do Rio de Janeiro a participar do Desafio até agora, será o palco da primeira etapa da competição – mais precisamente, a capital Florianópolis. Assim, se consolida um pouco mais o desejo de criar um circuito a nível nacional para o Desafio Solar Brasil, além de viabilizar a participação de outras equipes do estado contemplado, como a nova Babitanga, proveniente do campus Joinville da UFSC.

O objetivo do evento é estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas de energias alternativas, bem como divulgar o potencial dessas tecnologias aplicadas em embarcações de serviço, recreio e transporte de passageiros, contribuindo também para o desenvolvimento da indústria naval brasileira.

A origem do Desafio Solar Brasil

Até 2008, este estilo de competição só havia sido realizado em rios, canais e lagos. A primeira regata no mar foi em Paraty, em 2009, sendo também a primeira competição do gênero em toda a América Latina. O ápice destas competições é o Frisian Solar Challenge, disputado no continente europeu, mais precisamente na Holanda.

A ideia de criar uma edição brasileira para o evento surgiu após a participação da equipe da Universidade Federal do Rio de Janeiro na última edição do Frisian em junho de 2008. O barco, batizado de Copacabana – projetado e construído no Pólo Náutico, por alunos e profissionais da Engenharia Naval, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e Desenho Industrial – demonstrou ser um forte concorrente terminando a competição na quarta colocação da classe A (a mais competitiva, com 26 barcos selecionados) e em sétimo lugar na classificação geral, entre 49 participantes.

Assessoria de imprensa:

Luiz Monteso – 21 8842 4003

Rafael Mendes – 21 9433 8641

Tássio Simioni – 48 9962 1696

desafiosolar@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s