Release DSB 2015 em PDF

UFRJ, Ampla e Prefeitura de Búzios realizam

Desafio Solar Brasil 2015

Armação de Búzios – RJ, sede do projeto Cidade Inteligente Búzios sediará

a 8ª etapa nacional do Desafio Solar Brasil

Evento acontece entre os dias 11 a 15 de novembro na cidade de Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro

Armação de Búzios, 11 de novembro de 2015, a cidade sede do projeto Cidade Inteligente Búzios sediará pelo terceiro ano consecutivo mais uma etapa do Desafio Solar.  O evento que une esporte, educação e inovação, agitará a cidade de Búzios entre os dias 11 a 15 de novembro de 2015.

O “DSB – Desafio Solar Brasil ”, é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do NIDES – Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social em parceira com a concessionária Ampla e a Prefeitura de Búzios, que em conjunto reúnem várias equipes de diversos estados do país em uma competição entre barcos elétricos movidos a energia solar. O objetivo é estimular e popularizar o desenvolvimento de aplicações de novas tecnologias de fontes de energia limpa e renovável como combustível para a mobilidade, além de estimular a otimização do gerenciamento energético dos sistemas elétricos das embarcações.

O evento deste ano contará com a participação de 18 equipes, representando os estados do Amazonas, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Além dos 300 universitários e mais de 50 professores e pesquisadores envolvidos no projeto.

Teremos na raia 4 equipes novatas que estarão participando pela primeira vez no evento. As equipes são:

  • Equipe ETAM – Composta pelo estudantes, professores e militares do curso técnico de estruturas navais da escola Técnica do Arsenal da Marinha.
  • Equipe Leviatã da UEA – Universidade do Estado do Amazonas, composta por alunos do curso de engenharia.
  • Equipe Smart CEFET, composta por alunos e professores do CEFET – Itaguaí.
  • Equipe Búzios Bardot composta por alunos das escolas municipais de Búzios.

Além dessas equipes novatas o evento também contará com a participação de equipes observadoras que participam do evento se integrando com as equipes que possuem embarcações para conhecer melhor o projeto e se prepararem para participar no próximo evento com uma embarcação. Entre as equipes veteranas teremos o retorno da equipe Cajaíba da UFRJ, que nesta competição estará apresentando uma inovação, o desenvolvimento do barco com a portabilidade de acessibilidade para um cadeirante pilotar a embarcação.

Em paralelo a competição haverá uma exposição na praça Santos Dumont com os pôsteres acadêmicos das equipes e estudantes das escolas municipais com o tema “Aplicação das placas Fotovoltaicas para Geração de Energia”, além da exposição também acontecerá um seminário para discursão de temas relacionados ao projeto Desafio Solar Brasil.

Ao final do ciclo de atividades, uma comissão técnica formada por professores da UFRJ e principais patrocinadores selecionará o melhor vídeo das equipes e projeto sob o ponto de vista técnico e premiará com o Prêmio Fernando Amorim de inovação.

A equipe vencedora da regata será aquela que melhor conseguir juntar velocidade e eficiência energética nas provas de corrida das embarcações elétricas movidas a energia solar na Orla Bardot.

Principais impactos tecnológicos e sociais do evento tanto para os participantes como para a população local:

  • Desenvolvimento de tecnologia para eficiência energética, propulsão elétrica e controle energético;
  • Capacitação de futuros profissionais que atuarão no setor de tecnologia e geração de energia a partir de fontes renováveis;
  • Realização de seminários, palestras de integração e disseminação do conhecimento;
  • Divulgação de conteúdo cientifico nas escolas municipais de ensino médio de Búzios;
  • Popularização do debate sobre o uso de fontes de energias renováveis, desenvolvimento sustentável e preservação ambiental;
  • Incentivo as equipes participantes e formação de novas equipes que podem gerar trabalhos e pesquisas em parceira;
  • Os participantes poderão desenvolver dissertações e projetos finais elaborados a partir das experiências vividas no evento.

Serviço:

Desafio Solar Brasil 2015 – Búzios

11 a 15 de novembro de 2015

Local: Orla Bardot – Armação de Búzios – RJ

Horário: Abertura: (12/11) as 10:00 horas – Praça Santos Dumont

Encerramento: (15/11) as 13:00 horas – Praça Santos Dumont

Evento: 8h às 22:00h

Entrada: Gratuita

Censura: Livre

www.desafiosolar.org

desafiosolar@gmail.com

Coordenação de Comunicação DSB/UFRJ

Ricardo Bogéa

(21) 98119-7269