Release DSB 2016

 

Acontecerá pelo 4º ano consecutivo a 9ª etapa nacional do Desafio Solar Brasil, entre os dias 05 a 11 de dezembro na Orla Bardot, Armação de Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

 

UFRJ, ENEL, Secretaria de Estado do Esporte do Rio de Janeiro e Prefeitura de Búzios realizam

Desafio Solar Brasil 2016.

 

O evento que une esporte, educação e inovação, agitará mais uma vez a cidade de Búzios.

 

O “DSB – Desafio Solar Brasil ”, é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do NIDES – Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social em parceira com a ENEL, Secretaria de Esportes de Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Búzios, que em conjunto reúnem várias equipes de diversos estados do país em uma competição entre barcos elétricos movidos a energia solar.

O objetivo é estimular e popularizar o desenvolvimento de aplicações de novas tecnologias de fontes de energia limpa e renovável como combustível para a mobilidade, além de estimular a otimização do gerenciamento energético dos sistemas elétricos das embarcações.

O projeto bota em prática todo o conhecimento dos estudantes adquirido nas salas de aula em uma competição que tem como foco a educação pelo trabalho. Com isso a competição não se torna uma simples corrida de barco e sim uma prova prática de conhecimentos em física, matemática, química, administração, náutica, comunicação e empreendedorismo.

EQUIPES PARTICIPANTES

O evento deste ano contará com a participação de 21 embarcações, representando os estados do Amazonas, Pará, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além dos 350 estudantes e mais de 50 professores e pesquisadores envolvidos no projeto.

Teremos na raia 4 equipes novatas que estarão participando pela primeira vez no evento. As equipes são:

  • Equipe da Escola Naval – Composta pelo aspirantes, professores e militares do curso de formação de oficiais da Marinha.
  • Equipe Solamazon da UFPA – Universidade Federal do Pará, composta por alunos e professores da universidade. Tiveram grande destaque na região pela mobilização e representatividade do estado do Pará.
  • Equipe Smart CEFET, composta por alunos e professores do CEFET – Itaguaí.
  • Equipe Bismark do IFF de São João da Barra, composta por alunos e professores.

Além dessas equipes novatas o evento também contará com a participação de equipes observadoras que participam do evento se integrando com as equipes que possuem embarcações para conhecer melhor o projeto e se prepararem para participar no próximo evento com uma embarcação.

A equipe especial Cajaíba da UFRJ, que na última edição da competição apresentou uma adaptação no barco para a portabilidade de acessibilidade para um cadeirante pilotar a embarcação, neste ano trará inovações ergonômicas.

CONGRESSO DSB 2016.

Em paralelo a competição acontecerá o 1º Congresso do Desafio Solar Brasil, que discutirá os temas: Veículos Elétricos, Fontes Alternativas de Energia e Educação em Ciências e Tecnologias. Também durante o congresso, haverá um minicurso de laminação gratuito aberto ao público, onde será laminado um barco no período do curso.

Além disso, teremos a apresentação de um barco autônomo movido a energia solar que acompanhará os barcos da competição em uma das provas do evento.

EXPOSIÇÃO PÔSTER

Haverá também uma exposição na praça Santos Dumont com os pôsteres acadêmicos das equipes e estudantes das escolas municipais de Búzios com a mesma temática do evento.

Ao final do ciclo de atividades, uma comissão técnica formada por professores da UFRJ e principais patrocinadores selecionará o melhor vídeo e melhor pôster das equipes e projeto sob o ponto de vista técnico e premiará com o Prêmio Fernando Amorim de inovação.

PREMIAÇÃO

A equipe vencedora da regata será aquela que melhor conseguir juntar velocidade e eficiência energética nas provas de corrida das embarcações elétricas movidas a energia solar na Orla Bardot.

O prêmio para o vencedor da categoria catamarã será um barco monocasco que será construído no minicurso realizado no 1º Congresso do Desafio Solar Brasil.

 

Principais impactos tecnológicos e sociais do evento tanto para os participantes como para a população local:

  • Desenvolvimento de tecnologia para eficiência energética, propulsão elétrica e controle energético;
  • Capacitação de futuros profissionais que atuarão no setor de tecnologia e geração de energia a partir de fontes renováveis;
  • Realização de seminários, palestras de integração e disseminação do conhecimento;
  • Divulgação de conteúdo cientifico nas escolas municipais de ensino médio de Búzios;
  • Popularização do debate sobre o uso de fontes de energias renováveis, desenvolvimento sustentável e preservação ambiental;
  • Incentivo as equipes participantes e formação de novas equipes que podem gerar trabalhos e pesquisas em parceira;
  • Os participantes poderão desenvolver dissertações e projetos finais elaborados a partir das experiências vividas no evento.
  • Disseminação da cultura marítima e do esporte náutico

 

Serviço:

Desafio Solar Brasil 2016 – Búzios

5 a 11 de dezembro de 2016

Local: Orla Bardot – Armação de Búzios – RJ

Horário: Abertura: (06/12) as 17:00 horas – Praça Santos Dumont

Encerramento: (11/12) as 14:00 horas – Praça Santos Dumont

Evento: 8h às 22:00h

Entrada: Gratuita

Censura: Livre

www.desafiosolar.org

desafiosolar@gmail.com

 

Coordenação de Comunicação DSB/UFRJ

Ricardo Bogéa

(21) 98119-7269