DESAFIO SOLAR BRASIL VOLTA A PARATY PARA A SUA TERCEIRA EDIÇÃO

Pelo terceiro ano consecutivo, uma das etapas da competição será realizada na cidade histórica de Paraty, de 25 a 29 de outubro

Nesta edição, o evento será realizado em conjunto com o outro já consagrado festival do Sol e Mar.

O Desafio Solar Brasil é uma competição de barcos movidos a energia solar idealizada e organizada pelo Polo Náutico da UFRJ que visa estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas de energias alternativas, bem como divulgar o potencial destas, aplicadas em embarcações de serviço, recreio e transporte de passageiros, contribuindo para o desenvolvimento da indústria naval brasileira.

A competição, que ocorre desde 2009, está atualmente em sua terceira edição, que consta de 3 etapas, como ocorreu em 2010. A primeira edição do Desafio Solar Brasil, de 2009, de caráter experimental, teve apenas uma etapa, na cidade histórica de Paraty. Desde então, a cidade tem abrigado a etapa final da competição, em que se realiza a premiação geral, como ocorrerá nesta edição de 2011, entre os dias 25 e 29 de outubro.

O diferencial da edição 2011 do Desafio Solar Brasil foi a migração de uma das etapas para fora do estado do Rio de Janeiro, ampliando os horizontes da competição. A primeira etapa do ano ocorreu em Florianópolis, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), consolidando o desejo de criar um circuito a nível nacional para o Desafio Solar Brasil. Assim, viabilizou-se também a participação de outras equipes do estado contemplado, como a nova Babitanga, proveniente do campus Joinville da UFSC.

Excetuando-se a etapa Florianópolis, todas as edições e etapas anteriores foram realizadas em cidades litorâneas do estado do Rio de Janeiro, como Paraty, Cabo Frio e Niterói, buscando uma maior integração entre estes municípios e os polos de pesquisa e produção tecnológicas. Este ano, outra novidade foi a segunda etapa ter ocorrido na própria capital do estado, a cidade do Rio de Janeiro. A competição foi realizada no Hangar da UFRJ, no campus Fundão.