DESAFIO SOLAR BRASIL DE VOLTA A PARATY, EM 2010

Palco da primeira edição do DSB em 2009, Paraty novamente sediará o evento

 

O Polo Náutico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza do dia 2 ao dia 5 de novembro a terceira etapa do Desafio Solar Brasil 2010, o rally de barcos movidos apenas a energia solar. Esta etapa do evento contará com 14 competidores, incluindo equipes da UFRJ, da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e de escolas técnicas. As equipes serão divididas em duas categorias distintas: serão 10 catamarãs e 4 monocascos.  O objetivo do evento é estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas de energias alternativas, bem como divulgar o potencial dessas tecnologias aplicadas em embarcações de serviço, recreio e transporte de passageiros.

 

A primeira etapa da competição de 2010 ocorreu em Niterói, no Clube Naval Charitas, em maio deste ano; a segunda etapa foi realizada em Cabo Frio, no mês de setembro. Para esta terceira etapa, haverá um estreante em cada categoria: a UNIVALI participará com um monocasco e o Laboratório de Fontes Alternativas de Energia (LAFAE), da UFRJ, entrará na competição com o catamarã “Mangue”.

 

Festa do Mar e do Sol

Concomitantemente à realização do Desafio Solar Brasil 2010, ocorrerá também em Paraty, de 4 a 6 de novembro, a Festa do Mar e do Sol, que oferecerá às crianças de Paraty diversas oficinas relativas a mergulho, navegação, construção naval, arquitetura, saúde e primeiros socorros e uso de energias limpas.

 

Programação cultural conta com show de Clarice Magalhães

A programação do Desafio Solar Brasil conta ainda com o show da cantora Clarice Magalhães, um dos nomes mais promissores do cenário musical carioca, tendo seu primeiro CD lançado em dezembro de 2009, consagrando os anos de experiência musical que possui. Demonstrando seu interesse também em questões ambientais, ela se apresentará em Paraty no dia 5 de novembro, encerrando o evento em grande estilo, ao som do seu samba original e de alto nível.

 

A origem do Desafio Solar Brasil

Até 2008, este estilo de competição só havia sido realizado em rios, canais e lagos. O primeiro no mar foi em Paraty, em 2009, sendo também a primeira competição do gênero em toda a América Latina. O ápice destas competições é o Frisian Solar Challenge, disputado no continente europeu, mais precisamente na Holanda.

 

A ideia de criar uma edição brasileira para o evento surgiu após a participação da equipe da Universidade Federal do Rio de Janeiro na última edição da Frisian em junho de 2008. O barco, batizado de Copacabana – projetado e construído no Pólo Náutico, por alunos e profissionais da Engenharia Naval, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e Desenho Industrial – demonstrou ser um forte concorrente terminando a competição na quarta colocação da classe A (a mais competitiva, com 26 barcos selecionados) e em sétimo lugar na classificação geral, entre 49 participantes.

 

Desafio Solar Brasil em 2011

Em 2011, a primeira etapa do Desafio Solar Brasil deve se realizar em Santa Catarina, em fevereiro.

 

 

###

 

Uma lancha estará à disposição da imprensa que for realizar a cobertura do evento. Cada veículo que tenha interesse em cobrir a competição deve manter contato com a assessoria de comunicação do Desafio Solar Brasil e confirmar presença, informando o nome dos integrantes de suas respectivas equipes de reportagens.

 

Assessoria de imprensa:

Rafael Mendes – 21 9433 8641

Juliette Savin – 21 9657 7776

desafiosolar@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s