2o Release Desafio Solar Brasil 2010

Competição de Barcos Solares em Cabo Frio

Começa hoje em Cabo Frio o Desafio Solar Brasil, a única competição de barcos movidos a energia solar da América Latina. O evento, organizado pelo Polo Náutico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), reúne equipes de universidades e escolas técnicas que competirão na lagoa de Araruama e no litoral de Cabo Frio nos dias 11, 12, 18 e 19 de setembro.

O objetivo do Desafio Solar Brasil é estimular o desenvolvimento de tecnologias para o uso de energia solar, despertar o interesse por fontes de energia limpas e renováveis e divulgar para o público o potencial dessas fontes de energia, em particular aplicadas a embarcações de pequeno e médio porte.

A etapa de Cabo Frio é a segunda do Desafio Solar Brasil 2010. A primeira foi realizada em Niterói, em maio, e a terceira se realizará em Paraty, em outubro.

Sete equipes participam desta segunda etapa da competição. Destas, uma utiliza um barco monocasco, o Copacabana, que, na competição holandesa Frisian Solar Challenge, em 2008, conquistou a quarta colocação da classe A (a mais competitiva, com 26 barcos selecionados) e o sétimo lugar na classificação geral, entre 48 equipes européias. Das demais seis equipes, que utilizam catamarãs, duas, Búzios e Arpoador, representam o Polo Náutico UFRJ, uma, a Cajaíba, representa o Departamento de Engenharia Elétrica da UFRJ, uma vem da Escola Técnica Henrique Lage de Niterói, com o barco HL1, e as duas restantes são as anfitriãs, provenientes de Cabo Frio: Albatroz, do Instituto Politécnico de Cabo Frio, e Solaris, do IFF de Cabo Frio, equipe campeã da primeira etapa do Desafio Solar Brasil 2010.

De maneira semelhante à ocorrida em 2009 em Paraty, o Festival UFRJ Mar, tradicional evento de extensão realizado pelo Núcleo Interdisciplinar UFRJ Mar, será realizado quase concomitantemente em relação ao Desafio Solar Brasil, nos dias 15, 16 e 17 de setembro.

A relação entre o Núcleo Interdisciplinar UFRJ Mar e o município de Cabo Frio, fortalecida devido aos projetos, atividades e eventos realizados na cidade ao longo dos últimos anos, foi fundamental na escolha da sede da segunda etapa do Desafio Solar Brasil 2010. Pretende-se, assim, além de divulgar a competição pelas mais diversas regiões do estado do Rio de Janeiro, estimular o desenvolvimento destas localidades e ampliar a atuação da UFRJ nas mesmas.

###

Contato:
Juliette Savin 21- 9657 7776
desafiosolar@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s