NITERÓI RECEBE O DESAFIO SOLAR BRASIL 2010

Clube Naval Charitas, referência náutica do país, será sede da primeira etapa da competição

O Clube Naval Charitas se prepara para ser palco de um grande evento, o Desafio Solar Brasil 2010.  A competição é realizada pelo Pólo Náutico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ocorrerá nos dias 07, 08, 09, 15 e 16 maio. Trata-se de um evento internacional de barcos movidos exclusivamente por energia solar. A primeira etapa será no Charitas e a segunda em Cabo Frio, no mês de agosto.

Esta será a segunda edição do evento no Brasil e pela primeira vez realizada na cidade de Niterói. Doze equipes compostas de alunos e professores de escolas técnicas, faculdades de engenharia naval e elétrica e escolas de vela competirão na águas da Baia de Guanabara.

O estímulo ao desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas e renováveis de energia bem como divulgar para a sociedade o potencial dessas tecnologias aplicadas em embarcações de serviço, recreio e transporte de passageiros é o principal objetivo do Desafio Solar Brasil.

Em outubro 2009 o evento foi realizado na cidade de Paraty, sendo a primeira edição da América Latina. Até o ano passado este estilo de competição só havia sido realizado em rios, canais e lagos. O primeiro no mar foi em Paraty. O ápice deste evento é o Frisian Solar Challenge, disputado no continente europeu, mais precisamente na Holanda.

O início de tudo e seus objetivos

A idéia de criar uma edição brasileira para o evento surgiu após a participação da equipe da Universidade Federal do Rio de Janeiro na última edição da Frisian em junho de 2008. O barco, batizado de Copacabana – projetado e construído no Pólo Náutico, por alunos e profissionais da Engenharia Naval, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e Desenho Industrial – demonstrou ser um forte concorrente terminando a competição na quarta colocação da classe A (a mais competitiva, com 26 barcos selecionados) e em sétimo lugar na classificação geral, entre 49 participantes.

O Pólo Náutico da UFRJ é responsável pela realização do evento. O objetivo é incentivar pesquisas e projetos que contribuam para o desenvolvimento da indústria marítima brasileira.

Imprensa

Assim como em todas as competições náuticas realizadas no Clube Naval Charitas, uma lancha estará à disposição da imprensa que for realizar a cobertura do evento. Cada veículo que tenha interesse em cobrir a competição deve manter contato com a assessoria de comunicação do Clube Naval e confirmar presença, informando o nome dos integrantes de suas respectivas equipes de reportagens.

ARP Comunicação: assessoriacnc@gmail.com
Anna Paula Teixeira: (21) 7872-8900

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s