Logo ETEHL Escola Técnica Estadual Henrique Lage (ETEHL) está buscando patrocínio para o Laboratório de Máquinas Navais que suporta o Projeto Propulsão Solar (projeto permanente, com ementa de curso e compromisso didático com o ensino técnico de nível médio) para continuar participando da COMPETIÇÃO DESAFIO SOLAR BRASIL.

Barco HL1
Barco HL1

A Escola Técnica Estadual Henrique Lage (ETEHL) participou de todas as provas, completando-as com sucesso, com uma equipe composta por um professor e por alunos com idades de 15 a 18 anos. A primeira foi em Paraty no final de 2009; Em 2010  uma etapa na Baia da Guanabara, Cabo Frio e Paraty; em 2011 a primeira prova nacional em Florianópolis, Santa Catarina, uma etapa carioca no Museu do Mar, dentro da Ilha do Fundão e finalizamos com a etapa nacional em Paraty. Em 2012 uma etapa nacional em Florianópolis e em 2013,  uma etapa nacional em búzios Rio de Janeiro.

No início, em 2009, foi bem difícil, porém a empresa SEVAN Marine do Brasil  nos patrocinou fornecendo os equipamentos elétricos, para o Desafio Solar Brasil, PARATY, quando então conseguimos terminar a prova em sétimo lugar. Uma vitória considerando ser nossa primeira participação e a escassez de recursos.

Ainda com os equipamentos que sobraram dessa prova, participamos do Desafio Solar Brasil, BAIA DA GUANABARA, quando conseguimos chegar em quarto lugar, primeiro lugar entre os barcos que tinham motores nacionais. Uma verdadeira vitória conseguida graças ao esforço dos alunos e a orientação e projeto precisos do nosso amigo Prof. Sérgio Assis Lima.

Nas mesmas condições, a ETEHL participou da prova Desafio Solar Brasil, CABO FRIO em 2010, quando conseguimos chegar em terceiro lugar, bem próximo do segundo. Fato este que comprova o comprometimento da equipe. No Desafio Solar Brasil, PARATY ainda em 2010, o barco, o HL-1, chegou em quinto lugar.Em 2011, a ETEHL participou também da etapa nacional em Florianópolis, ficamos em segundo lugar, uma etapa carioca no Museu do Mar, dentro da Ilha do Fundão, também conquistamos o terceiro lugar e finalizamos com o quarto lugar na etapa nacional em ParatyEm 2012, uma etapa em Florianópolis, onde ficamos em terceiro lugar, em 2013, uma etapa em Búzios, terminamos em quinto lugar. Na ultima competição realizada em 2014 concluimos as provas em segundo lugar, gerando grande satisfação a equipe.

Porém, considerando que queremos ir mais longe, estamos propondo a substituição dos motores, a troca de baterias, controlador de carga, cabos e de outros equipamentos fundamentais para o perfeito funcionamento do barco.

Para os alunos da ETEHL, o Desafio Solar Brasil traz grande motivação e é um grande incentivo para aprofundarem seus conhecimentos em construção de pequenas embarcações, estudos de estabilidade e, especialmente, de náutica.

Barco HL1
Barco HL1