Babitonga

A equipe Barco Solar Babitonga foi criada em 25 de outubro de 2010, sendo a primeira equipe do gênero náutico movido à energia solar em Joinville, Santa Catarina. Atualmente é composta por 22 estudantes, todos acadêmicos do Centro de Engenharias da Mobilidade, da Universidade Federal de Santa Catarina. A equipe conta com o auxílio dos Professores e Engenheiros Thiago Pontin, Ricardo Aurélio Quinhões Pinto e Luiz Eduardo Bueno Minioli, tutores do projeto. Como forma de testar seus avanços contínuos na embarcação, a equipe Babitonga participa do Desafio Solar Brasil, ou DSB.
No primeiro ano de participação -2011- a equipe obteve boa classificação geral, e uma premiação de primeiro colocado na categoria de projeto. O resultado veio como motivação e incentivo para vencer a competição. Através de um bom relacionamento entre os setores, e forte incentivo em inovação, em 2014, a equipe conseguiu chegar ao esperado mais alto lugar do pódio. E esse resultado foi graças a utilização de novos materiais proporcionando a redução de peso da embarcação, compra de um novo motor, gerando assim maior velocidade, e um bom gerenciamento de energia durante as provas de mar.
A evolução obtida ao longo dos 5 anos de equipe, e a faixa de campeão, são o que motivam a iniciar um novo projeto para a categoria livre, visando possibilitar aos novos integrantes da equipe o acompanhamento de todas as fases de projeto e construção, além de, com novos incentivos financeiros, e com uma embarcação cada vez mais eficiente e tecnológica, participar de competições mundiais.

Facebook Equipe Babitonga

Foto-equipe-babitonga