aa-22-17

Somos o Team Brazil (TB). Uma equipe discente formada por estudantes de diversos cursos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e por aspirantes da Escola Naval (Marinha do Brasil). A equipe tem por principal objetivo o desenvolvimento de embarcações movidas à energia solar, tendo por foco a valorização dos princípios de sustentabilidade e a promoção do uso de energias renováveis na área náutica. As atividades desenvolvidas pela equipe abrangem áreas de conhecimento de engenharia naval, engenharia elétrica e engenharia mecânica, bem como ações de marketing e gestão. O Team Brazil é vinculado ao Laboratório Polo Náutico da UFRJ, sob a supervisão e orientação do Professor Alexandre Alho, bem como ao Grêmio de Engenharia, Ciência e Tecnologia da Escola Naval, supervisionado pelo Capitão-Tenente Doneda.

O Team Brazil surgiu em 2017, fruto da parceria entre a Equipe Solar Brasil, vinculada ao Polo Náutico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e a Escola Naval Solar Team (ENST), formada por aspirantes da Escola Naval da Marinha do Brasil e vinculada Grêmio de Engenharia, Ciência e Tecnologia da Escola Naval (GECTEN). A parceria ESB / ENST tem por foco à complementaridade de conhecimento, competência e experiência na formação de uma equipe brasileira de competição náutica. De fato, a participação brasileira em competições de embarcações solares teve início no ano de 2008 com a criação da Equipe Solar Brasil. A ESB foi formada com o objetivo de participar do campeonato mundial de barcos solares Frisian Solar Challenge, realizado bienalmente na região de Frisian na Holanda. Já em sua pioneira participação na edição de 2008, a ESB deu início a uma carreira de sucesso. A Equipe Solar Brasil foi a primeira equipe não européia a participar da competição, tendo conquistado o 4o lugar na Classe A. Tal resultado nos rendeu um prêmio especial de incentivo pelo bom desempenho na competição.

O sucesso alcançado na participação na Frisian Solar Challenge incentivou a criação de uma competição semelhante no Brasil: o Desafio Solar Brasil (DSB), cuja primeira edição foi organizada pelo Polo Náutico da UFRJ em 2009. A ESB é a única equipe a participar de todas as edições do DSB, sendo a principal equipe competidora brasileira na Frisian Solar Challenge.
Logo em sua criação, o Team Brazil, formado por integrantes da ESB e da ENST, Escola Naval Solar Team, sagrou-se Campeão Geral do Desafio Solar Brasil em 2017. No entanto, a trajetória de sucessos é mais extensa. Desde sua criação, a Equipe Solar Brasil vem colecionando excelentes resultados, sendo os mais recentes:

Campeão Geral do Desafio Solar Brasil 2017 (Team Brazil);
Campeão Geral do Desafio Solar Brasil 2016 (ESB);
Campeão Geral do Desafio Solar Brasil 2015 (ESB);

1º lugar na categoria Monocasco no Desafio Solar Brasil 2017 (Team Brazil);
1º lugar na categoria Monocasco no Desafio Solar Brasil 2016 (ESB);
1º lugar na categoria Catamarã no Desafio Solar Brasil 2015 (ESB);
1º lugar na categoria Monocasco na 1a Regata Solar da Escola Naval 2017 (ESB);
6º Lugar na Dutch Solar Challenge, Holanda, 2016 (ESB);
7º lugar na Dutch Solar Challenge, Holanda, 2014 (ESB);
3º lugar Desafio Acadêmico SAMPE Brasil 2017 (ESB);
1ª Equipe brasileira a competir no SAMPE Mundial em 2016 (ESB);
1º lugar no Desafio Acadêmico SAMPE Brasil 2015 (ESB).

O Team Brazil é uma equipe discente e, portanto, não possui fins lucrativos. O financiamento de nossas atividades é realizado através de ações de apoio e patrocínio de empresas do setor privado e de instituições públicas.

TEAM BRAZIL 2018