log-bismarck

A Equipe Bismarck Solaris é uma equipe multicampi composta por servidores e estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) do Campus Avançado São João da Barra do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Construção Naval, estudantes do curso Técnico em Eletromecânica e do ensino superior do Campus Cabo Frio e servidores do Polo de Inovação.

O projeto compõe uma série de ações pedagógicas norteadas pela interdisciplinaridade com o desenvolvimento e montagem dos equipamentos, reformas e adaptações na embarcação, dentre outras atividades relacionadas à equipe sendo realizadas nos campi citados com a orientação dos professores e técnicos envolvidos no projeto.

O IF-Fluminense campus Cabo Frio tem um histórico de participações vitoriosas no Desafio Solar Brasil com a então chamada equipe Solaris. O barco Costa do Sol se sagrou campeão pela segunda vez na segunda etapa do DSB em 2010 e sua primeira vitória foi em Niterói.

O IF-Fluminense Campus Avançado São João da Barra participa desde o ano de 2014 no Desafio Solar Brasil na categoria de observador, com a equipe antes chamada Pontal e premiada com o terceiro lugar em projeto que visa a utilização de energias renováveis.

As duas equipes formam agora uma parceria dando lugar a uma nova equipe, chamada Bismarck Solaris, juntando o estímulo dos alunos IF Fluminense CASJB e a experiência da equipe veterana do IF Fluminense Cabo Frio.

A nova equipe representou o Instituto Federal Fluminense no Desafio Solar Brasil 2016 e 2017, terminando na sétima colocação nos dois anos. E trabalha arduamente para melhorar o desempenho no DSB 2018.

Facebook Equipe Bismarck

image1