ETAPA_BONUS_21-09-10

A Equipe Arariboia teve sua estréia no Desafio Solar Brasil em abril de 2012, no evento realizado em Santa Catarina, organizado pela equipe da UFSC. Nesta etapa, a equipe apresentou uma embarcação simples, composta basicamente por equipamentos comerciais prontos, escolhidos sem a realização de um projeto prévio mais detalhado.

No ano seguinte, em 2013, a equipe participou da etapa realiza em Búzios, e apresentou um projeto mais arrojado, com alguns estudos feitos em relação ao comportamento da embarcação na água, e um sistema elétrico totalmente reformulado. O desempenho da equipe foi satisfatório, porém, o resultado final não foi compatível com o projeto, devido a um problema mecânico que impossibilitou a continuidade na competição. Em 2014, a equipe participou mais uma vez do desafio. Dessa vez, a equipe apresentou o mesmo projeto desenvolvido no ano anterior e mais uma vez não obteve uma posição satisfatória. Na última etapa, em 2015, a equipe resolveu todos os seus problemas mecânicos e conseguiu alcançar o quarto lugar na categoria.

A equipe da UFF é composta por professores de dois departamentos, que exercem funções complementares para o andamento deste projeto, e conta com a participação de alunos graduação (de todos os períodos) dos cursos das áreas correlatas ao tema, principalmente de engenharia mecânica e elétrica. A função destes alunos é executar um projeto de engenharia em todas as etapas e adquirir conhecimentos práticos que possam ser usados em sua formação. Os professores atualmente envolvidos no projeto são apresentados abaixo.

Dr. Daniel Henrique Nogueira Dias, – professor do departamento de engenharia elétrica, que atua na área de estudo de máquinas elétricas e aplicação de novos materiais. Estuda a melhora do desempenho de dispositivos elétricos através da aplicação de novos materiais. Atualmente é o coordenador da equipe e lidera os trabalhos realizados para o desenvolvimento e aprimoramento de todo o sistema elétrico da embarcação.

Dr. Luiz Eduardo Bittencourt Sampaio – professor do Departamento de Engenharia Mecânica que atua na área de dinâmica de fluidos. O pesquisador Dr. Luiz Eduardo Bittencourt Sampaio tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Fluidos, atuando principalmente nos seguintes temas: turbulencia, CFD, simulações numéricas / métodos numéricos, LES e RANS.

A equipe ainda conta com um corpo Discente formado por alunos do curso de graduação em engenharia elétrica e mecânica. Os estudantes de Engenharia Mecânica estudam um modo para fazer o barco com boa flutuabilidade e pouco arrasto. São responsáveis também pela transmissão do sistema propulsor, refrigeração do motor, dimensionamento do hélice, ligação dos cascos, acabamento, estabilidade do barco e suporte das placas fotovoltaicas. Os estudantes de Engenharia Elétrica estudam um modo de utilizar a energia recebida da melhor maneira possível. Para isso, estão desenvolvendo um sistema embarcado, utilizando as plataformas livres Android e Arduino, capaz de medir e controlar todos os componentes da embarcação solar. Isso possibilita que o piloto obtenha facilmente informações de sensores distribuídos pelo barco e auxilia a tomada de decisões. Paralelamente, um sistema de Telemetria também está sendo desenvolvido. Este irá coletar todos os dados do sistema embarcado e os enviará, em tempo real, para a equipe em terra. Desse modo, a equipe em terra poderá analisar os dados e auxiliar no desempenho do barco.

foto equipe