Terminou hoje mais uma etapa do Desafio Solar Brasil 2011. Durante cinco dias, 13 equipes participaram da competição com 15 embarcações navegando pelas águas de Paraty. Com a ajuda do sol que, apareceu quase todos os dias, os catamarãs e monocascos participantes das mais de dez provas em diferentes percursos e com diferentes níveis de dificuldade.

Muitas embarcações tiveram problemas ao longo da competição, mas a equipe de apoio esteve sempre de prontidão para rebocá-las. Os problemas, entretanto, foram solucionados nos intervalos entre as provas, pois um dos principais objetivos do DSB é justamente a formulação dos projetos, o desenvolvimento e o reparo das embarcações. Por isso, as equipes participantes representam instituições de ensino e pesquisa, escolas técnicas e universidades. A UFRJ oferece os cascos para a competição, restando às equipes o desenvolvimento da tecnologia de armazenamento, autonomia e economia dos motores.

O DSB surgiu depois que uma equipe do Pólo Náutico da UFRJ foi à Europa participar do Frisian Solar Chalange, competição realizada bianualmente na Holanda. Em 2008, o Copacabana, monocasco desenvolvido por estudantes da universidade, participou do Frisian, chegou em quarto lugar no seu grupo e em sétimo lugar geral. O primeiro DSB foi realizado em Paraty em 2009; em 2010, foram cinco etapas diferentes (Rio, Niterói, Cabo Frio, Paraty e Florianópolis).

Este ano, a competição foi realizada em quatro diferentes cidades (Rio, Florianópolis, Cabo Frio e Paraty). Vento Sul (da equipe Vento do Sul, da UFSC/Florianópolis) levou o primeiro lugar na categoria catamarã, seguido de VDCII (do Instituto Náutico de Paraty) e Arpoador (Pólo Náutico, UFRJ – Rio) em segundo e terceiro lugares respectivamente.

Na categoria monocasco, Guarapuvu, (da equipe Vento do Sul, da UFSC/Florianópolis) ficou em primeiro, seguido de Ubá Suy Aram (Canoa do Sol, UFSC/Joinville – SC) e do Copacabana (Instituto Politécnico de Cabo Frio).

A próxima etapa do DSB vai ser em Florianópolis, de 17 a 24 de março de 2012.

—————————————-

CLASSIFICAÇÃO GERAL:

CATAMARÃS:

1° LUGAR – VENTO SUL!
2° LUGAR – VDCII!
3° LUGAR – ARPOADOR!
4° LUGAR – HL2!
5° LUGAR – MANGUE!
6° LUGAR – SOLARIS!
7° LUGAR – BABITONGA!
8° LUGAR – VDCI!
9° LUGAR – SolarUDESC!
10° LUGAR – BÚZIOS!

MONOCASCOS:

1° LUGAR – GUARAPUVU!
2° LUGAR – UBÁ SUY ARAM!
3° LUGAR – COPACABANA!

—————————————————–

Por Ilanna Pinheiro e Paulo Maia

Nenhum pensamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s