Bom dia, Desafio Solar Brasil 2011! São 11 horas e 30 minutos. Faz sol em Florianópolis. Os barcos acabam de chegar da 7ª prova do campeonato, que começou com uma pequena confusão durante a largada, causada pela ausência do barco Ubá Suy Aram, da UNIVALI. Apesar disso, não houve maiores problemas e todos conseguiram largar. Apenas o barco Mangue largou atrasado devido a um problema no motor.

Boa tarde, Desafio Solar Brasil 2011… Floripa! São 16 horas e 23 minutos. Terminou há pouco a 8ª prova do campeonato, a qual apenas os barcos Mangue e Peixe Galo não completaram. A novidade desta prova foi o revezamento de pilotos durante a mesma. Neste momento, a comissão de protesto se reúne a portas fechadas para o julgamento de quatro protestos, cujos resultados podem interferir na classificação geral da competição, garantindo uma empolgante tensão nos integrantes das equipes, sobretudo Arpoador e Vento Sul, principais candidatos a vencedores da etapa Florianópolis do Desafio Solar Brasil 2011. Enquanto isso, os não-envolvidos em nenhum protesto se encarregam do desmonte dos barcos. As equipes do Rio têm pressa, pois amanhã pela manhã os barcos precisam estar prontos para viagem. Da mesma forma, também as equipes o devem estar, pois os transportes da UFRJ partirão rumo ao Rio de Janeiro pontualmente às 9 horas.  Temos à disposição um microonibus e, em caso de lotação deste, há espaço nas vans. Ao mesmo tempo, tivemos uma breve conversa com o decano do Centro de Tecnologia da UFRJ, em que ele comenta um pouco suas impressões sobre esta etapa do Desafio Solar Brasil.

Boa noite, Desafio Solar Brasil 2011! Céu ainda claro em Florianópolis. São 20 horas e 17 minutos. Realizou-se a premiação das apresentações de projetos. Abaixo, a colocação das equipes e suas respectivas pontuações:

1º Lugar - Projetos: Equipe Babitonga

1. Babitonga, 140 pontos;

2. ETEHL e Vento Sul, 115 pontos;

3. Copacabana, 110 pontos;

4. Projeto Grael, 82.5 pontos;

5. Arpoador, 80 pontos.

Os demais não apresentaram projetos.

 

Na classe monocasco, o Ubá Suy Aram, já bastante prejudicado na competição por perder as primeiras provas e perder o motor antes das últimas, ficou em 2º lugar entre os dois monocascos. A equipe Copacabana acaba de receber o troféu de sua classe, vencendo com tempo acumulado de 17 horas, 4 minutos e 46 segundos!

1º Lugar - Monocascos: Equipe Copacabana

 

Acontece agora a divulgação dos resultados e premiação geral da competição. Os resultados dos protestos realmente alteraram bastante o resultado final. Daí, temos Ubá Suy Aram em 10º, Peixe Galo em 9º, Copacabana em 8º, Mangue em 7º, Solaris em 6º, Vento Sul em 5º, apenas 40 segundos atrás do estreante Babitonga, em 4º. Neste momento, os três primeiros sobem ao “pódio”: VDC2, da Equipe Água Viva do Instituto Náutico de Paraty na 3ª colocação, com tempo acumulado de 15 horas, 49 minutos e 9 segundos, (apenas 1 minuto e 50 segundos atrás do 2º colocado); HL2, da Escola Técnica Henrique Lage na 2ª colocação, com 15 horas, 47 minutos e 11 segundos; e, como 1º colocado, com tempo acumulado de 14 horas, 2 minutos e 33 segundos, o vencedor da etapa Florianópolis do Desafio Solar Brasil 2011, a equipe Arpoador, do Polo Náutico da UFRJ! O primeiro piloto da equipe, Higuel Norões, faz agora um emocionado e humilde discurso: “EU queria agradecer a todo mundo, a todos vocês, eu queria parabenizar a equipe Babitonga pelo resultado e pelo projeto e eu quero agradecer à equipe Vento Sul, que sem a organização deles, não teria nada disso aqui. Sério, eu olho pra vocês e tento me espelhar em vocês. Parabéns mesmo, vocês são bons pra cara”ca!

 

1º Lugar - Catamarãs: Equipe Arpoador
2º Lugar - Catamarãs: Equipe ETEHL-Náutica
3º Lugar - Catamarãs: Equipe Água Viva

Parabéns à equipe Arpoador, que ergue agora seu troféu, e encerramos por aqui, pois mais tarde, nas dependências do LIC, acontecerá uma festa de confraternização entre todas as equipes! Até a próxima etapa do Desafio Solar Brasil 2011! São 21 horas e 25 minutos!

 

Equipe de Organização DSB Florianópolis

 

Segue abaixo a tabela com o resultado consolidado:

Acesse as melhores fotos do Desafio Solar Brasil clicando aqui.

3 pensamentos

  1. Parabens a todos os participantes!
    A etapa Florianopolis me parece ter sido uma etapa estimulante, cheia de novidades e de eventos interessantes… um sucesso. Parabens a todos que participaram da organização! Queria ter sido com voces. Abraço!
    Juliette

  2. Porra Higuel, você merece essa alegria cara! Parabéns a toda a equipe Arpoador pela incansável busca dessa conquista! Parabéns Henrique Lage, o resultado mostra claramente a evolução da equipe. =D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s