Doutor em engenharia elétrica e decano do Centro de Tecnologia da UFRJ, Walter Issamu Suemitsu acompanha o Desafio Solar Brasil desde seu nascimento, em Paraty, 2009. Não pôde estar presente nas etapas Niterói e Paraty da edição 2010 do evento, mas se mantém sempre por perto – e tem todas as camisas, de todas as etapas.

O dr. Suemitsu considera importante a realização do evento para o desenvolvimento de pesquisas na área de aplicações de painéis fotovoltáicos e utilização de motores elétricos em acionamento de barcos, indo em paralelo, portanto, com os estudos realizados e divulgados pelo professor da UFSC Ricardo Rüther, em seu livro “Edifícios solares fotovoltáicos”.

A nível acadêmico-pedagógico, Suemitsu destaca ainda o objetivo de favorecer a interdisciplinaridade, apresentando aos estudantes a visão de um sistema integrado, que não é e nem pode ser apenas elétrico, apenas mecânico ou apenas naval. Agregam-se naturalmente a isto o incentivo ao trabalho em grupo e o espírito de equipe. Bons exemplos práticos de que isto já está acontecendo são a equipe Vento Sul, da UFSC, que desde 2009 integra estudantes de diversas áreas em torno de todos os aspectos de um projeto conjunto, e a equipe do Polo Náutico da UFRJ, que realiza vários projetos ao longo do estado do Rio de Janeiro, também integrando estudantes dos mais variados cursos.

Também relacionado ao fator pedagógico, o caso da largada da oitava prova do Desafio Solar, em que oito de dez equipes, por questão de desconhecimento prévio das regras,  não procederam corretamente durante a largada e foram por isso duramente penalizadas (constou a não-participação das equipes nesta prova), para o decano, se constitui como um aprendizado. Segundo o dr. Suemitsu, foi correta a decisão do Comitê de regata, pois existem as regras e devem ser seguidas à risca.

Tendo acompanhado as edições anteriores do Desafio, o decano pôde ainda ressaltar a evolução técnica dos barcos, bastante evidente quando se compara a edição 2009 da competição à versão atual. A tendência ao desenvolvimento contínuo é, portanto, bastante promissora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s