Esquentando os motores para o início da terceira etapa do DSB2010, entrevistamos Isidoro Raposo Filho, integrante da Equipe LAFAE, uma das estreantes desta edição. Ele nos fala um pouco da composição da equipe, das maiores dificuldades e das expectativas da equipe para a competição. Eles entram na disputa a bordo do catamarã “Mangue”. Segue abaixo a entrevista.

Equipe Desafio Solar Brasil: Gostaríamos de começar conhecendo um pouco a instituição à qual a equipe pertence. Poderia apresentar em linhas gerais o LAFAE e a RECRIAR?
Isidoro Raposo Filho: O LAFAE é o Laboratório de Fontes Alternativas de Energia, pertencente ao Departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Nele são desenvolvidas pesquisas em fontes alternativas de energia, principalmente nos setores fotovoltaico, termo solar e eólico.
A Recriar Tecnologias e Engenharia LTDA é uma empresa spin-off que nasceu no centro de excelência COPPE/UFRJ, em 2007, hoje sediada na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ. A Recriar dispõe de uma equipe extremamente qualificada, formada por mestres e doutor oriundos de instituições renomadas. Atualmente vem desenvolvendo trabalhos técnicos de consultoria e projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, em qualidade de energia elétrica, eficiência energética e fontes alternativas de energia. A área de atuação da empresa abrange prestação de serviços em sistemas elétricos, aplicações de eletrônica de potência, eficiência energética, viabilidade e projeto em fontes alternativas, visando garantir sua operação com confiabilidade e qualidade. Além disso, com a capacitação de sua equipe e um processo contínuo de P&D, permite a Recriar Tecnologias desenvolver produtos nacionais adequados às necessidades dos nossos clientes, com aplicações em fontes alternativas e em qualidade de energia elétrica.

EDSB: Tratemos agora da equipe em si. Quem compõe a Equipe LAFAE? Alunos, professores? Todos têm relação com o LAFAE? Quem serão os pilotos?
IRF: Alunos de iniciação científica do LAFAE (Rafael Peixoto, Leonardo Francisco), alunos de mestrado (Bruno Laurindo) e doutorado (Isidoro Raposo e Ulisses Miranda) da COPPE/UFRJ, técnico (Francisco Junior e Leandro Fontes) e um professor (Guilherme Rolim) da UFRJ.
Isidoro e Ulisses também são sócios da Recriar Tecnologias, juntamente com seus colaboradores Francisco e Leandro.
Os pilotos da Equipe serão: Leonardo Francisco (1º) e Rafael Peixoto (2º).

EDSB: Os integrantes da equipe já têm alguma experiência prévia em competições náuticas?
IRF: Em competições náuticas, não. Porém, temos noção básica de navegação.

EDSB: Como se deu a aquisição dos equipamentos pela equipe? Por meio de patrocínios, apoios…?
IRF: A Recriar Tecnologias patrocina a Equipe Mangue/LAFAE, fornecendo todos os materiais e equipamentos necessários.

EDSB: O que foi realmente um desafio para a Equipe LAFAE? Quais foram os principais problemas ou contratempos?
IRF: As questões voltadas para a área Naval foi e está sendo um grande desafio, como hélices, arrasto, estabilidade, escoamento, entre outras questões. Contudo, tais pontos fortalecem o aprendizado da Equipe incrementando o desafio.

EDSB: Como surgiu a ideia de participar do Desafio Solar Brasil? Como o evento chegou ao conhecimento da equipe e de quem partiu a iniciativa?
IRF: A ideia surgiu por meio do professor Rolim, a partir do LAFAE. Assim, o DSB serviria de “bancada de testes” para as tecnologias desenvolvidas pelo Laboratório e pela Recriar Tecnologias, envolvendo alunos que passam a ver na prática os assuntos teóricos de sala de aula.

EDSB: Qual o objetivo do LAFAE ao participar do Desafio Solar Brasil?
IRF: Envolver sua Equipe em um ambiente multidisciplinar, aplicar os conhecimentos teóricos na prática, desenvolver tecnologias nacionais e alavancar o uso de fontes alternativas de energia.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s