DIVULGAÇÃO – PRESS RELEASE
Por Gisele Maia – Assessoria de imprensa do Desafio Solar Brasil

Termina neste sábado o Desafio Solar Brasil, um rali de barcos movidos a energia solar que acontece em Paraty. O evento, organizado pelo Polo Náutico da UFRJ, tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas e renováveis de energia, articulando centros de pesquisa, bem como divulgar para a sociedade o potencial dessas tecnologias aplicadas em embarcações de serviço, recreio e transporte de passageiros.

12 equipes participam da competição, sendo seis da própria UFRJ e uma da Universidade Federal de Santa Catarina. Escolas Técnicas do Rio de Janeiro também estão no páreo: são elas o Cefet de Cabo Frio, a Escola Técnica Henrique Lage e o Instituto Politécnico da UFRJ em Cabo Frio.  Além dessas participam duas equipes de projetos sociais: o Instituto Náutico de Paraty e o Projeto Grael de Niterói.

Se o objetivo da competição era divulgar o uso de energia solar para embarcações fora dos muros da Universidade, os resultados vem demonstrando que aprender a navegar de forma ecologiamente correta não é assunto só para doutores. Na classe dos catamarãs, em três das quatro provas realizadas até agora as equipes do Projeto Grael e do Instituto Náutico dividiram o pódio com o grupo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que vem se confirmando como a favorita da classe com o barco Vento Sul – apesar de ter ficado em terceiro lugar no segundo dia de competição.

Os três barcos que disputam na classe dos monocascos – embarcações mais rápidas, porém mais instáveis – são da UFRJ; dois deles da Coppe (Programa de Pós Graduação em Engenharia) e um do Grêmio Náutico da universidade.

O Desafio Solar Brasil começou no dia 16 de outubro. A competição é inspirada na Frisian Solar Challenge, que acontece na Holanda a cada dois anos. Em 2008, um equipe do Polo Náutico da UFRJ particpou da Frisian com o barco Copacabana, conquistando o quarto lugar da classe A e sétimo geral, entre 48 equipes européias.

Para conhecer os competidores, acessar os resultados, ver fotos e vídeos e acompanhar o Desafio, acesse: https://desafiosolar.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s