Por Rafael Mendes

Após as chuvas praticamente ininterruptas de onteme da pouca visibilidade, hoje a competição aconteceu sem maiores interferências climáticas: um dia de sol, mesmo que um pouco nublado. Com um percurso mais curto do que o do dia anterior, a prova levou menos tempo e os barcos chegaram em tempos mais próximos entre si. Houve, desta vez, uma diferenciação entre os percursos dos catamarãs e dos monocascos: atingindo maiores velocidades, os monocascos tiveram um caminho um pouco mais longo a percorrer.

A prova transcorria normalmente, quando o barco da equipe Búzios ficou sem bateria e teve de ser rebocado. Os três primeiros catamarãs a cruzar a linha de chegada, Peixe Galo, Água Viva e Vento Sul, o fizeram com diferenças de menos de 1 minuto entre eles.  Os dois últimos barcos a voltarem para a praia geraram expectativa pela demora. Por fim, o Costa do Sol cruzou a chegada e, como o Mestre Leonel, do ETEHL-Náutica, havia ficado sem bateria, foi também rebocado, sendo este e o Búzios os únicos catamarãs a não completarem a prova de hoje.

Colocação da prova de hoje, classe catamarã, a seguir:

1. Peixe Galo

2. Água Viva

3. Vento Sul

4. Albatroz

5. Arpoador

6. Cajaíba

7. Costa Sol

Quanto aos monocascos, a ser rebocado foi o Ipanema, que não completou a prova por questões estratégicas. e o Carcará não largou devido a problemas técnicos. O Gabriela foi, portanto, o único monocasco a completar a prova, além de ter sido o 1º barco a cruzar a linha de chegada.

Às 16:30, como previsto, ocorreu a premiação do dia, inaugurada pela categoria dos monocascos. A única equipe a subir ao pódio foi a Gabriela, que recebeu a bandeira da campeã das mãos do professor Fernando Amorim. Entre os catamarãs, a equipe Projeto Grael, do barco Peixe Galo, subiu ao lugar mais alto do pódio, seguida pela equipe Água Viva em segundo lugar e pela equipe Barco Solar UFSC, com o barco Vento Sul, em terceiro. Todos receberam suas respectivas bandeiras pelas mãos do professor Fernando Amorim.

Na classificação geral, temos, dos monocascos:

1. Ipanema

2. Gabriela

3. Carcará

A classificação geral dos catamarãs segue abaixo:

1. Vento Sul

2. Água Viva

3. Albatroz

4. Peixe Galo

5. Cajaíba

6. Arpoador

7. Costa Sol

8. Búzios

9. Mestre Leonel

Para amanhã, o Comitê técnico instituiu largada às 9h. Quanto ao percurso, serão duas pernas: Na primeira, os barcos sairão da Matriz, em Paraty, até Paraty Mirim. Na segunda perna, os barcos largam às 13:30 de Paraty Mirim e retornam à Matriz, em Paraty.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s