Por Rafael Mendes

A Equipe Projeto Grael* foi hoje à tarde ao Polo Náutico buscar sua embarcação e seus painéis solares. Com tudo nos conformes, caminhão já carregado e fechado, aproveitamos a oportunidade para conversar um pouco com o coordenador da equipe, Fred Souza Hoffmann.

Equipe Desafio Solar Brasil: Antes de tudo, seria interessante conhecer a equipe e a sua origem. Cabe a pergunta: o que é o Projeto Grael?

Fred Hoffmann: O Projeto Grael é uma instituição cujo objetivo inicial é possibilitar o acesso de crianças e jovens da rede pública aos esportes náuticos, que são estigmatizados como esportes elitistas. O projeto trabalha baseado em três vertentes básicas. A primeira é a Iniciação Esportiva, onde oferecemos cursos de natação e vela. A segunda é a Iniciação Profissionalizante, onde oferecemos oficinas de fibra de vidro, mecânica de motores, capotaria náutica, carpintaria náutica, instalações eletroeletrônicas, dentre muitos outros. A terceira é a Educação Complementar, onde visamos ampliar a formação dos nossos alunos, enriquecendo-a  com noções ambientais, artísticas, culturais e tecnológicas. Nessa vertente, trabalhamos inclusive em parceria com universidades como UFRJ e UFF.

EDSB: E quanto à equipe que participará do Desafio Solar Brasil? Quem a integra e como ela foi formada?

FH: A equipe é formada apenas por instrutores e alunos do próprio Projeto Grael. São três instrutores participantes: o Cosme Aristides de Souza, instrutor da Oficina de Informática, o Jorge Paname, da Oficina de Instalações Eletroeletrônicas em Veleiro e Lancha e a Jaqueline Santuchi, da Oficina de Fibra de Vidro. Os alunos passarão por um processo de seleção e um deles será o nosso piloto.

EDSB: Com a participação no Desafio Solar Brasil, o que mudou na rotina do Projeto Grael?

FH: Primeiro que quando a notícia se espalhou, muita gente do Projeto ficou entusiasmada e interessada em participar. O próprio Cosme aqui estava louco para entrar na equipe! Foi necessário portanto um processo de seleção. Além disso, o Projeto só trabalha com embarcações a vela. O barco solar é uma grande novidade para nós e para os nossos alunos.

EDSB: Então, será realmente um desafio… E o que vocês buscam com ele? Quais seriam os objetivos do Projeto Grael ao participar do Desafio Solar Brasil?

FH: Um dos nossos objetivos seria a motivação que a competição traz para o Projeto de modo geral e especialmente para os alunos. Eles estão muito animados. Outro seria o apoio do Projeto Grael a uma iniciativa ambientalmente correta que é o uso da energia solar. Essa iniciativa está de pleno acordo com os ideais que nós queremos passar para os nossos alunos.

EDSB: De quem foi a iniciativa de participar do Desafio Solar Brasil?

FH: Nós do Projeto Grael já estamos constantemente em contato com a UFRJ e o Polo Náutico, eu já conheço o pessoal daqui, nós trazemos nossos alunos para conhecer o Polo Náutico… Então foi uma decisão bem natural.

EDSB: O Projeto carrega o sobrenome de alguns de seus co-fundadores, os velejadores Torben Grael, Lars Grael e Axel Grael, sendo este último o ex-presidente da Feema (Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente – atual Inea) e atual presidente do Instituto Rumo Náutico (Projeto Grael). Qual foi a opinião do Axel Grael ao saber do Desafio Solar Brasil?

FH: O Axel só me falou uma frase: “Temos que participar”. E pronto. Tinha que dar um jeito, a gente tinha que estar lá! Hoje era o último dia para buscar o barco, falei com ele: “vamos ou não vamos?” E ele: “Vamos.”

*O Projeto Grael completa em 2009 seus 11 anos de existência. Mais de 8 mil jovens já passaram pela instituição e cerca de 400 estudantes ingressam no projeto semestralmente. Suas atividades são realizadas em Jurujuba, zona sul de Niterói.

www.projetograel.org.br

IMG_1065

Painel Solar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s