A Frisian Solar Challenge alterou o critério de estabilidade na regra para 2010. Considerando que, das equipes que construirão embarcações próprias, nenhuma tenha iniciado a construção, a organização do Desafio Solar Brasil entende que é de interesse comum que as embarcações brasileiras atendam os critérios da Frisian. Desta forma, as equipes que pretenderem ir para a Holanda em 2010 terão embarcações dentro do regulamento da competição. A alteração da regra no Desafio Solar, porém, só será realizada se até 9 de julho TODAS as equipes estiverem de acordo com a alteração. Segue abaixo a proposta de alteração da regra:

 

Em vez de:

” 5 – Estabilidade: Um objeto com massa equivalente a 10% do peso leve posicionado no convés na região de maior boca com a tripulação devidamente posicionada não deverá resultar em inclinação maior que 15 graus. Neste caso nenhuma abertura no casco deverá submergir.”

 

Ter:

“5- Estabilidade: A embarcação não poderá apresentar banda maior ou igual a 12.5 graus quando solicitada por um momento adernante de 150Nm com o barco carregado com 50Kg no lugar do piloto. Na ocasião do teste o piloto não estará a bordo.”

 

Importante! A alteração proposta NÃO tem impacto no catamarã produzido pelo Polo Náutico, haja vista que este se adéqua aos dois critérios.

4 pensamentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s